Veneziana industrial é um tipo de estrutura amplamente utilizada na construção civil.
Elas são indicadas para todos que desejam alternativas e métodos eficazes para economizar com a conta de luz, seja através de um sistema de ventilação eficaz ou da utilização da iluminação natural.
Não é de hoje que as indústrias, galpões e grandes edificações comerciais procuram e desenvolvem sistemas para auxiliar na ventilação e iluminação, buscando resolver problemas com calor e custos com a conta de luz.
Além de serem e encontradas nesses locais, elas também podem ser vistas em quadras de esportes, salões de eventos, escolas e, em certos locais, como objeto decorativo ou parte do conceito visual estabelecido no projeto arquitetônico.
Mas não é qualquer veneziana industrial que é indicada para todo tipo de projeto.
Primeiro porque existem vários materiais de fabricação disponíveis, alguns mais leves, outros que permitem a passagem de luz e ainda, alguns específicos para ambientes corrosivos.
Então, é necessária muita atenção na hora de escolher suas venezianas industriais ao construir, reformar ou executar manutenções, para evitar problemas futuros.
Fique por aqui até o final e você irá entender:
- O que é veneziana industrial?
- Quais são as vantagens da veneziana industrial?
- Materiais em que são fabricadas
- Como funciona a fixação?
- Ela propaga chamas?
- Quão resistente é à corrosão?
Ao final deste artigo, você será capaz de entender qual é o melhor tipo de veneziana industrial para o seu projeto ou ambiente de trabalho e como fazer a escolha do modelo ideal para as suas necessidades específicas.
O que é veneziana industrial?
A veneziana industrial é uma estruturas utilizada para fechamento de vãos em projetos de grandes edificações, como supermercados, industrias, barracões, shoppings, escolas, galpões comerciais, ginásios poliesportivos e semelhantes.
Elas são compostas pela parte externa, ao redor da peça, chamada de montante e, pela parte interna, com peças paralelas horizontais chamadas de aletas.
Quais são as vantagens da veneziana industrial?
Uma veneziana industrial é utilizada por propiciar dois principais benefícios: ventilação natural e/ou iluminação natural, fazendo com que os gastos com energia elétrica sejam significativamente reduzidos.
Claro, tudo vai depender do projeto desenhado, pois, não basta colocá-las em qualquer lugar e esperar obter todos os seus benefícios.
É necessário realizar um estudo de como o vento se comporta dentro da edificação, como funciona o fluxo de ar, se já existe sistema de ventilação complementar e alguns outros aspectos.
Um bom projeto de redução térmica com a utilização de veneziana industrial pode ser o suficiente para que sua empresa gaste menos com ventilação mecânica e refrigeração.
Já imaginou passar o verão sem precisar ligar o ar condicionado?
Certamente, o custo da economia com a conta de luz é suficiente para obter o retorno sobre o investimento da compra e instalação.
Somado aos benefícios da ventilação natural, uma veneziana industrial também pode propiciar um ambiente com iluminação natural durante o dia todo, reduzindo o consumo com as lâmpadas acesas durante o dia.
Com o devido planejamento das disposições das venezianas em uma edificação, os custos com eletricidade podem cair de uma maneira nuca vista antes.
Na foto abaixo, comparamos uma área de sombra (número 1) com a luz transmitida pela veneziana industrial em um dia de sol (número 2)
Proteção UV
Dependendo do material, as venezianas também protegerão dos raios ultravioleta, garantindo a proteção adequada para todos no ambiente de trabalho.
Mesmo nos materiais translúcidos, os novos modelos já são fabricados com filtros de proteção, dependendo do fornecedor e do material que você escolher.
Materiais em que são fabricadas
Agora que você já sabe quais são as partes que compõe uma veneziana industrial, vamos aos materiais:
Materiais de fabricação do montante de uma veneziana industrial
Primeiro, abordaremos o montante.
Os materiais em que ele pode ser fabricado são poucos, sendo muito semelhantes.
É possível encontrá-lo em: Aço galvanizado (com ou sem pintura) e alumínio (também com e sem pintura).
É muito comum que os montantes, independentemente do material, sejam pintados da mesma cor que as aletas, com uma tinta eletrostática à base de poliéster.
Esse material cria uma camada protetora que fortalece o montante e auxilia no aumento da vida-útil do material, pois com a tinta, demora mais para enferrujar.
Lembrando que pintar o montante faz o custo aumentar e, consequentemente, o preço final.
Em todo caso, também é possível utilizar sem pintura, mantendo o aspecto original e a aparência de aço escovado.
A mesma coisa serve para um montante de alumínio, ele também pode ser fabricado e utilizado com ou sem pintura, utilizando a mesma tinta com base de poliéster e o mesmo método de aplicação.
Porém, com três grandes diferenças:
- O alumínio é significativamente mais leve do que o aço;
- O alumínio é naturalmente mais resistente à corrosão;
- O material é mais caro.
O aço com pintura já atende à maioria dos ambientes, pois a proteção de poliéster confere ao montante boa resistência, mas, em casos específicos, como empresas que lidam com produtos químicos ou estão em ambientes marítimos, que têm alto índice de umidade, muitas vezes, é necessário optar pelo alumínio.
Abas de fixação
Outra coisa importante sobre os montantes, independentemente do material de fabricação, é entender que existem dois modelos para fixação, uma em formato da letra “h” e outro com o formato da letra “u”
A aba com formato de letra “u”, geralmente, é uma peça feita para ficar nas laterais, pois seu formato sem aba permite o encaixe e fixação.
Já as peças com formato “h” servem para ficar no local oposto dos cantos, onde as venezianas serão fixadas, pois possuem uma aba a mais de metal, onde vão os parafusos que fixam essas venezianas nas que estão ao lado.
Materiais de fabricação das aletas de uma veneziana industrial
É aqui onde a maioria das empresas erram na hora de escolher as suas venezianas.
Afinal, as aletas podem sem fabricadas em todos esses materiais:
- Aço;
- Alumínio;
- Fibra de Vidro
- Policarbonato;
- PVC
Com essa abundância de materiais as vezes fica difícil fazer a escolha correta sem a devida orientação.
E por isso, estamos aqui para dizer as principais características de cada um deles, para que você possa tomar a sua decisão:
Aço Galvanizado
As aletas de aço possuem as mesmas características encontradas no montante de aço: média durabilidade (que passa a ser boa, quando pintada).
Em contrapartida elas são muito pesadas, gerando mais custos com transporte, fixação e estrutura e, por isso, são pouco indicadas para a maioria dos usos. Além do fato de que sua rigidez faz com que as peças fiquem amassadas mediante um impacto.
Sobretudo, elas estão disponíveis apenas no modelo opaco, isto é, que não permitem a passagem de luz.
Alumínio
Muito semelhante às peças de aço, as aletas de alumínio possuem boa durabilidade (que se torna muito boa quando pintada), sendo utilizadas em alguns ambientes com corrosão severa e, apesar de serem mais leves que o aço, ainda são mais pesadas que outros materiais dessa lista.
Também estão disponíveis apenas no modelo opaco, sem passagem de luz, e amassam facilmente.
Fibra de vidro
As aletas de fibra de vidro são caracterizadas por serem as únicas dessa lista que podem ser disponibilizadas tanto para utilização com aletas opacas quanto translúcidas, que permitem a passagem de luz.
Como elas são compostas de poliéster reforçado com fibra de vidro (sim, a mesma base do material utilizado para pintar o aço e alumínio), elas possuem máxima resistência à corrosão, pois são inteiramente fabricadas em um material anticorrosivo.
Além disso, o material é um isolante térmico natural, contribuindo para a diminuição de temperatura.
Podem ser fabricadas em qualquer cor e se destacam pela sua extrema leveza.
Policarbonato
Se o seu projeto necessita de algo muito semelhante ao vidro, as aletas de policarbonato podem ser uma opção.
Esse material fornece apenas aletas translúcidas e pode ser encontrado em diversas cores.
Em todo caso, as aletas de policarbonato não possuem nenhuma resistência química, sendo pouco indicadas para indústrias.
Elas também riscam facilmente, necessitando de transporte especial e com máximo cuidado.
O material também é importado, o que faz seu preço ser um dos mais altos dessa lista.
PVC
Provavelmente este é o mais conhecido daqui.
Apesar de tudo, é importante salientar que ele é muito barato, o que pode parecer uma vantagem à primeira vista.
Porém, não é.
As aletas de PVC ressecam e quebram muito, muito facilmente.
O PVC é o material mais frágil da lista, sendo necessário trocar inteiramente suas venezianas após 5 anos de uso e, em alguns casos até menos.
Mesmo que você escolha qualquer outro material dessa lista, o PVC é realmente o único que não recomendamos, por conta da sua fragilidade, baixa vida-útil e baixo custo-benefício.
Como funciona a fixação da veneziana industrial?
Atenção: sempre verifique se a empresa já entrega as venezianas montadas, isto é, entregam as aletas já fixadas no montante e enviam a peça pronta para fixar na edificação.
Algumas empresas não entregam as peças prontas e cobram para montar.
Uma vez que isso esteja certo, o processo de instalação é muito simples, mas tenha sempre em mente:
Caso a instalação seja em concreto, utilize buchas para fixação correta.
Se for em uma estrutura de metal, utilize exclusivamente parafusos autobrocante.
Utilizar qualquer outro pode comprometer a qualidade de uma veneziana industrial, além de, potencialmente, danificar a peça e causar custos de manutenção e substituição.
Assista o vídeo abaixo e veja como é simples.
O processo é o mesmo independentemente do material escolhido:
Tela de proteção da veneziana industrial
Entre as aletas existem espaços, cuja disposição é feita através de um cálculo que maximiza a ventilação e busca a melhor taxa de renovação de ar dentro de um ambiente.
Quando necessário, é possível instalar uma tela de proteção, com o objetivo de manter do lado de fora insetos e pássaros.
Essa tela é acoplada ao montante da veneziana e não acrescenta muito ao peso total de uma peça, dependendo do seu tamanho.
As telas são fabricadas em alumínio ou em fibra de vidro.
Propagação de fogo e resistência à corrosão
Existem normas específicas que devem ser seguidas para insumos da construção civil.
Propagação de chamas e resistência a agentes químicos não estão de fora.
Sempre verifique com o seu fabricante quais são as características do material para não ter nenhuma surpresa quanto a esses quesitos.
A veneziana industrial fabricada em poliéster reforçado com fibra de vidro aqui na Fitec Brasil cumprem às normas brasileiras de segurança estabelecidas para propagação do fogo.
Quanto à resistência corrosiva, não há material que seja comparável: o poliéster é possuí extrema resistência química a agentes corrosivos, sejam ácidos ou alcalinos e possuí a menor taxa de absorção de água dentre os materiais.
E por não ter nenhum tipo de metal em sua composição, a veneziana industrial de fibra de vidro nunca enferrujam!