O consumo de energia elétrica é algo fundamental que deve ser pensado na hora de planejar um projeto.
Economia e sustentabilidade são duas pautas emergentes nos dias atuais que não podem ficar de fora em qualquer edificação.
Desenvolver maneiras que auxiliem a economia é parte das rotinas diárias da Fitec Brasil, tal qual o estudo abaixo, desenvolvido para entender o impacto da utilização de telhas fabricadas em poliéster reforçado com fibra de vidro sobre o consumo de eletricidade e a redução da conta de luz mesmo em ambientes menores.
O projeto realizado
O cliente trouxe até nós um projeto que contemplava a construção de alguns chalés para locação em uma área destinada ao lazer e entretenimento.
Por estar em um ambiente com uma temática bem característica, os visuais internos e externos dos chalés não poderiam fugir da proposta estética e seguir o mesmo conceito para garantir a experiência e satisfação durante o período de utilização dos chalés.
Desafio para superar
A quantidade de chalés poderia trazer grandes custos na conta de luz, logo, medidas para reduzi-los precisavam ser implementadas desde a fase da construção.
Os maiores consumos de energia do local seriam: iluminação, que originalmente seria feita integralmente com lâmpadas artificias e climatização, com o uso de ares-condicionados individuais para diminuir temperaturas elevadas.
Na hora de buscar novas maneiras para diminuição do consumo de eletricidade, haviam outras alternativas em consideração, porém, a utilização de recursos naturais se provou a mais eficaz na redução do consumo contínuo de iluminação artificial e climatização dos ambientes.
Proposta assertiva
Com o desafio em mãos, nossa equipe de engenheiros formulou cenários e alternativas viáveis para atender os requisitos do projeto.
Inclusive, realização do local e elaboração de projeto 3D para auxílio.
Isolamento térmico e acústico
Primeiro, sugerimos a utilização de telhas termoacústicas, as famosas telhas sanduíche, como item de redução térmica, por conta do seu incomparável desempenho no isolamento térmico.
Outro benefício associado a este tipo de telha é a redução acústica, reduzindo ruídos externos, como a chuva, melhorando o conforto do ambiente interno.
Como as telhas fabricadas na Fitec Brasil são de um material chamado poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), o desempenho de isolamento é ainda mais eficaz:
O PRFV é naturalmente um isolante térmico e acústico que, somado à camada de isolamento no meio, em EPS ou PU, faz com que nossas telhas sejam as únicas em todo o mercado a possuir três camadas de isolamento no lugar de apenas uma.
Outro ponto importante para redução do calor interno foi propor a utilização de telhas totalmente brancas na parte superior:
A cor branca é a mais eficiente porque ela reflete a maior parte do calor transmitido pelo sol.
Iluminação natural
Complementarmente à poderosa capacidade de isolamento das telhas sanduíche, nós recomendamos um produto único, exclusivo da Fitec, as telhas TERMOLUMI.
Esse produto une o melhor das telhas termoacústicas e sua capacidade de isolamento e adiciona a capacidade de transmissão de luz, através de spots translúcidos ao longo das telhas.
Mesclando a utilização das duas telhas, desenvolvemos uma solução que une proteção térmica, acústica e iluminação natural, podendo assim, atender às demandas solicitadas e auxiliar a otimização geral nos custos com a conta de luz do projeto.
Reduzir a conta de luz não é uma tarefa fácil ou rápida. É necessário tempo e planejamento para atingir o objetivo requerido.
E por isso, nós da Fitec Brasil estamos aqui para ajudar você a conquistar a economia duradoura para o seu projeto.
Seja em ambientes comerciais, industriais ou residenciais, nossa equipe de especialistas está pronta para te oferecer todo o apoio necessário para tirar o projeto do papel e te ajudar a escolher a melhor solução em coberturas.
Entre em contato conosco e surpreenda-se com o poder da fibra de vidro.