Conheça os materiais mais utilizados antes de fazer a sua escolha.
O telhado é uma das partes mais importantes de toda construção e, consequentemente, as telhas escolhidas também, pois é quase impossível não relacionar uma coisa à outra.
Ele não ajuda apenas a proteger as pessoas e os objetos abaixo, mas também, desempenha um papel crucial na estética.
Existem tantos tipos de telhas que fica difícil conhecer todas elas – ou pelo menos as principais que existem – e suas matérias-primas são tão variadas que seriam capazes de levar benefícios inimagináveis e resolver muitos problemas existentes, tanto para residências quanto para a indústria.
Não importa se é em uma casa, empresa, área de lazer, igreja, pergolado ou qualquer outro ambiente, a escolha do telhado errado pode trazer consequências indesejadas, como:
- Calor excessivo;
- Incomodo com o barulho das chuvas;
- Manutenções constantes;
- Substituição completa.
Então, nesse mar de opções diferentes, como escolher a telha ideal para o seu projeto, que atenda às suas necessidades, ofereça vários benefícios e previna inconvenientes?
É mais simples do que parece:
O primeiro passo é conhecer cada uma delas.
Não basta saber que determinado material existe. É necessário realmente entender sobre os pontos fortes e fracos de cada material.
Por isso, nós reunimos os principais tipos de materiais utilizados na fabricação de telhas para que você possa fazer a melhor escolha e não ter problemas depois.
- Telhas de Cerâmica
- Telhas de Concreto
- Telhas de Aço Galvanizado
- Telhas de Fibrocimento
- Telhas de Fibra de Vidro
Telhas de Cerâmica
As telhas cerâmicas são as opções mais conhecidas para telhados. São extremamente comuns de serem encontradas por todo o lado. Elas são amplamente utilizadas em residências, pois algumas das suas características – inclusive algumas positivas – inviabilizam o uso em empresas.
Essas telhas são à prova de fogo e bastante duráveis, exigindo poucos reparos ou substituições.
Tradicionalmente, as telhas de cerâmica – também conhecidas como telhas de barro – eram confeccionadas em apenas uma cor: a terracota, e eram usadas em casas com os mais variados estilos arquitetônicos. Os modelos mais utilizados são: Americana, Colonial, Francesa, Italiana, Portuguesa e Romana.
Em todo caso, os telhados de telha cerâmica mais novos estão vindo com uma ampla variedade de cores, formas e tamanhos diferentes, permitindo novas influências estéticas e maneiras diferenciadas de integrar o seu uso.
Telhas de Concreto
Se você é daqueles que gostam da aparência das telhas de cerâmica, da sua resistência ao fogo, mas que têm vontade de experimentar outras opções, existem as telhas de concreto.
Elas são um pouco mais duras e menos propensas a quebrar ao realizar trabalhos no telhado, além de serem uma alternativa menos conhecida no mercado.
Fabricadas a partir da mistura de mistura de areia, cimento e água, esse tipo de telha é durável e resistente a intempéries. As telhas também podem ser encontradas em uma variedade de outros estilos, incluindo aqueles que se assemelham com ardósia ou cimento queimado.
Porém, a desvantagem das telhas de concreto é o seu peso: alguns telhados podem precisar ser reforçados para conseguir suportar a carga exercida. No entanto, elas costumam ter um preço amigável e são fáceis de instalar.
Isso os torna uma alternativa viável para proprietários que se importam mais com a estética do que com o peso.
Telhas de Aço Galvanizado
As telhas de aço, geralmente, são utilizadas em residências maiores ou em galpões para empresas.
Nas casas, a utilização desse tipo de telha vem crescendo rapidamente, principalmente com a difusão de projetos com influência da arquitetura moderna, utilizando os telhados embutidos, conhecidos por ocultar a visibilidade do telhado quando visto de fora.
Esse tipo de telha oferece boa longevidade e durabilidade, dependendo da finalidade da sua aplicação, além de também ser fabricada no formato “telha sanduíche”, que une duas chapas de telhas de aço com uma camada de isolante térmico e acústico no meio, geralmente Isopor ou Poliuretano.
Pela possibilidade de serem fabricadas em grandes tamanhos, com peças únicas que podem ter vários metros de comprimento, elas são muito utilizadas em indústrias ou galpões comerciais.
Como nem tudo são pontos positivos, as telhas de aço galvanizado também podem apresentar alguns problemas, como:
- Corrosão: mesmo com a proteção de zinco, metais uma hora ou outra vão estar em processo acelerado de corrosão (ferrugem), até que percam sua espessura e buracos sejam visíveis;
- Barulho excessivo: o barulho da chuva quando cai em um telhado de aço é muito alto, mesmo em telhados sanduíche. Além de emitirem ruídos de estalos o dia todo.
Telhas de Fibrocimento
Esse tipo de telha já foi a mais comum de se encontrar em casas e residências.
O material para sua fabricação é conhecido como compósito, que é um material resultante da mistura entre outros materiais, afim de ter um resultado superior.
Esses telhados de fibrocimento passaram por uma recente mudança em sua composição, o que alterou drasticamente a sua resistência e durabilidade:
Antigamente esse tipo de telha era fabricada pela união de concreto e fibra de amianto. Porém, pesquisas e relatos médicos descobriram que o amianto é um componente capaz de causar tumores malignos nos pulmões e aparelho digestivo, fazendo com que todo o mercado retirasse essa matéria-prima do produto.
Contudo, o material que atribuía toda a durabilidade e resistência do produto era justamente a fibra de amianto, ou seja, toda telha de fibrocimento fabricada nos dias atuais não tem mais a resistência de antes, tornando-se uma alternativa frágil e quebradiça, reduzindo sua vida-útil.
Mesmo que os modelos atuais indiquem durabilidade, as telhas de fibrocimento nunca mais serão resistentes quanto já foram um dia.
Outro grande inconveniente encontrado nesse tipo de telha é o calor: esse material acumula todo o calor emitido pelo sol, deixando, em diversas vezes, os ambientes internos mais quentes que os externos.
Telhas de Fibra de Vidro
As telhas continuam a melhorar sua qualidade à medida que as pessoas continuam procurando soluções duradouras e atraentes para as suas necessidades. E assim, as telhas de fibra de vidro foram desenvolvidas: buscando atender novas necessidades.
Elas também são compósitos, fabricadas em Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) e estão ganhando rapidamente a preferência de engenheiros, arquitetos, empresas e do público em geral por algumas das suas características, principalmente quanto ao isolamento térmico e sua resistência.
Elas chegam a ter apenas um terço do peso das telhas de metal, sendo uma das soluções mais leves que existem em todo o mercado de telhas, possibilitando economia com estrutura, principalmente em locais maiores.
Outro fator que levou esse tipo de telha ao conhecimento do mercado está no fato de que elas são isolantes térmicos e acústicos naturais, por conta do poliéster utilizado em sua composição.
Elas podem ser fabricadas em qualquer cor e são amplamente recomendadas para casas e empresas. Por não serem afetadas por fatores de corrosão, elas também são frequentemente encontradas em indústrias que lidam com agentes químicos, como as alimentícias e de produtos de limpeza.
As telhas sanduíche também podem ser fabricadas em PRFV, isso faz com que o telhado com esse tipo de telha tenha 3 camadas de proteção térmica e acústica (duas telhas de PRFV + um isolante).
Suas necessidades, sua escolha
Em vez de optar por um telhado mais barato ou tradicional, considere uma dessas soluções de telha para sua casa ou empresa, levando em conta as necessidades de cada ambiente.