O projeto a seguir buscou apresentar para o cliente as possibilidades ao instalar telhas as telhas de fibra de vidro.
Objetivo
Ele veio até nós com a necessidade de cobrir a garagem da sua residência.
A casa já estava finalizada há alguns anos e a parte da garagem não foi coberta na época.
A longa exposição do carro ao sol e chuva causou o início do desgaste da pintura. Para proteção da cor, era necessário cobri-lo.
Sobretudo, ao entrar no veículo nos dias mais quentes, o interior se assemelhava a um forno, causando, por diversas vezes, desconfortos.
Já nos dias chuvosos, a falta de cobertura sempre resultava em algum imprevisto ou atraso, pois para entrar no veículo era necessário estar exposto ao clima da ocasião.
Desafio
Embora a garagem tenha ficado exposta por muito tempo, a finalidade pela qual a cobertura do espaço seria construída foi fundamental para a escolha do material correto.
Além de proteger o veículo do sol, era necessário reduzir a temperatura do local, oferecendo abrigo contra o calor.
Diante disso, as telhas sanduíche se tornaram a opção ideal para resolver todas as demandas. Porém, não poderia se tratar de qualquer telha sanduíche. Era necessário a real redução do calor.
As telhas sanduíche podem ser fabricadas tanto em aço galvanizado quanto em fibra de vidro, mas se engana quem pensa que os materiais são parecidos.
Veja o comparativo abaixo:
O modelo à esquerda é feito com telhas sanduíche de aço galvanizado, já o da direita, em telhas sanduíche de fibra de vidro, as Telhas Termotec.
O Projeto
Para iniciar, desenvolvemos um modelo 3D baseado nas informações disponibilizadas pelo cliente.
O primeiro passo foi a recomendação de uma estrutura metálica simples, adequada ao tipo de telha.
Em média, as telhas de aço são 200% mais pesadas do que telhas de fibra de vidro.
Isso significa que em um telhado com 25 metros quadrados a soma total do peso das telhas de aço seriam de 300kg, enquanto as telhas de fibra de vidro pesariam apenas 100kg cobrindo a mesma medida.
Por se tratarem de telhas leves, as telhas de fibra de vidro não exigem uma estrutura tão robusta, permitindo economia na hora de escolher a estrutura sem comprometer a integridade do local.
No projeto 3D, ao inserir a estrutura proposta no ambiente, tínhamos um local assim:
Daí em diante, tínhamos 2 possíveis caminhos para seguir:
- Opção 1 – Instalar telhas sanduíche de fibra de vidro comuns, com o poderoso isolamento térmico e acústico;
- Opção 2 – Oferecer iluminação natural junto com o isolamento térmico e acústico.
Para a primeira opção, a solução encontrada foram as telhas TERMOTEC, cobrem totalmente o ambiente sem deixar a luz entrar, enquanto protegem do calor e barulhos, como acontece normalmente em dias de chuva.
Para a segunda opção, foi recomendado a utilização das telhas TERMOLUMI intercalando as demais telhas, pois elas possuem aberturas de luz em suas peças, permitindo a passagem de luz sem comprometer o isolamento térmico
Por fim
Abrigar uma construção do sol é a função primária de uma telha, independentemente do modelo, cor e material em que for fabricada.
No mercado, é comum encontrar uma infinidade de materiais disponíveis para escolha, sendo o aço galvanizado, fibrocimento e fibra de vidro são as mais comuns.
Mesmo com a diversidade de materiais existentes, uma coisa é fato: nenhum outro tipo de telha supera as características e a qualidade apresentadas pelas telhas fabricadas em fibra de vidro.