Todo mundo gostaria de cortar custos e aumentar a produtividade.
Realizar a instalação de telhas translúcidas ou venezianas industriais translúcidas é uma maneira de se ter ambos os benefícios, mas antes de tudo, existem algumas coisas importantes a serem consideradas.
Nos últimos anos, o mercado de construção civil veio aos poucos deixando de utilizar Policarbonato e PVC como os principais materiais para iluminação e substituindo pelo poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV).
As telhas e aletas apresentam grande resistência química e mecânica e são uma solução ideal para longevidade e durabilidade, mas escolher o material certo não é tudo.
Antes de realizar uma compra, aqui estão alguns para serem levados em consideração:
1 – Cuidado com o calor
Um fato pouco comentado é de que a instalação de qualquer telha translúcida, independente do modelo, traz calor ao ambiente.
Afinal, luz é energia e calor também é, manifestados de maneiras diferentes.
O ganho de energia solar é um ponto para ser observado, pois nem todo material de fabricação de telhas translúcidas é capaz de frear esse ganho de temperatura.
2 – Escolha a quantidade de iluminação correta
Escolher telhas translúcidas é adicionar luminosidade ao ambiente e cada cor, modelo e material possui diferentes propriedades e níveis de transmissão de luz.
As telhas translúcidas Lumi em fibra de vidro podem otimizar efetivamente a iluminação interior para economizar energia enquanto reduzem o ganho de calor solar, pois são naturalmente isolantes térmicas.
3 – Atenção à orientação
Diferentes modelos de telhados iluminam seu galpão de maneira diferente.
O posicionamento e a orientação das aberturas onde serão instaladas as telhas translúcidas são fatores-chave para maximizar a eficácia da iluminação.
Durante a fase de planejamento do projeto, determine o melhor local para obter a iluminação ideal e evitar obstruções.
A escolha da configuração que maximiza a eficiência em termos de conservação de energia deve basear-se, principalmente, na orientação do edifício e no clima local.
4 – Procure a combinação perfeita.
Se você já possui um telhado deve observar qual é o formato das suas telhas. Dentre os fabricantes, o formato também pode ser chamado de perfil.
Realizar a aquisição de telhas translúcidas com o mesmo formato das já existentes é fundamental para garantir o encaixe perfeito, evitando assim, vazamentos.
E a regra não vale apenas para uma reforma, mas também, em construções novas.
Existem muitas soluções disponíveis.
Não importa se as telhas do restante do telhado são de aço galvanizado, alumínio, fibrocimento ou fibra de vidro, sempre haverá modelos de telhas translúcidas que se encaixam nessas telhas.
A escolha de um sistema que se sobrepõe perfeitamente às demais telhas faz uma enorme diferença na facilidade de instalação, na resistência à vazamentos e no desempenho a longo prazo.
Telhas sanduíche e telhas translúcidas
Em algumas situações o telhado existente é feito com telhas sanduíche (telhas termoacústicas) e precisará ser integrado com as telhas translúcidas.
Para essas e outras situações, um novo produto foi desenvolvido e é de fabricação exclusiva pela Fitec Brasil: as Telhas Termolumi.
Esse novo tipo de telha é, ao mesmo tempo, uma telha translúcida e uma telha sanduíche.
Ela une o isolamento térmico e acústico com a capacidade de transmissão de luz. Assim essas peças se encaixam perfeitamente nas telhas sanduíche, geram luminosidade sem deixar de proteger contra o calor, maximizando a economia na conta de luz.
5 – Siga as instruções e recomendações do fabricante
Todos os tipos de telhas requerem instalação adequada.
Certifique-se de que seus instaladores tenham o treinamento e informações adequadas para a instalação do tipo de telha adquirido e de que os materiais utilizados sejam os especificados pelos fabricantes.
Telhas montadas de maneira incorreta podem deixar a água penetrar entre as aberturas e podem levar à uma série de problemas no seu telhado.
Para obter os melhores resultados, é crucial executar todas as etapas de instalação necessárias!
6 – Economize
Ao planejar seu próximo projeto, seja comercial, industrial ou residencial, pense em como integrar a luz natural com mais eficiência para tornar o ambiente interno mais agradável e melhorar o desempenho energético geral da construção.
Busque apenas pelos melhores resultados e procure essas soluções com seu fornecedor.
Para iluminação natural eficiente recomendamos as telhas translúcidas LUMI.
O controle de transmissão da luz visível somado ao bloqueio de raios ultravioleta também fazem das telhas LUMI a escolha mais segura, otimizando a utilização de energia solar enquanto mantém o desempenho térmico.
<< Acesse aqui e saiba mais sobre as telhas Translúcidas LUMI >>