Fitec Brasil

4 tipos de materiais mais usados nos telhados

Conheça mais sobre os materiais usados.

Atualmente, existem diferentes tipos de telhas no mercado, com os mais variados materiais e formatos.

Por isso, na hora de construir ou reformar, devem ser levados em consideração a durabilidade, a resistência e a inclinação ideal de cada material.

Confira a seguir alguns dos principais materiais utilizados nas coberturas e suas vantagens e desvantagens.

1- Telhas metálicas

As telhas metálicas são muito usadas nas coberturas de galpões industriais, em obras comerciais por serem fabricadas em diferentes modelos, tamanhos e a resistência que varia de acordo com o material usado, o mais comum é o de aço galvanizado.

Dentre as desvantagens das telhas metálicas, temos o processo de corrosão, o que acaba por limitar a vida útil do produto, além da baixa capacidade de isolamento de calor e ruído.

2- Telhas de cerâmica

As telhas de cerâmica são muito populares, estão presentes em muitas construções antigas e principalmente em telhados residenciais, devido a sua beleza, apresenta vários formatos e cores.

Porém, trata-se de um material que retém umidade, requer manutenções constantes, pode deformar ou amassar e exige uma estrutura mais robusta que acaba encarecendo o projeto.

3- Telhas de fibrocimento

As telhas de fibrocimento são muito usadas em telhados comerciais e residenciais, porém, embora o preço pareça mais atrativo, o custo benefício é posto à prova pois durabilidade é inferior a outros materiais.

A grande desvantagem das telhas de fibrocimento é a de conter amianto em sua composição, essa substância é altamente cancerígena e é proibida em vários estados do Brasil e em muitos países.

4- Telhas de fibra de vidro

As telhas de fibra de vidro têm ganhado mais espaço no mercado da construção civil, sendo aplicadas em projetos industriais, comerciais e em telhados residenciais, devido ao excepcional desempenho do material, resistência a corrosão e maior vida útil da cobertura.

A desvantagem das telhas de fibra é que, por se tratar de um produto novo, ainda é pouco conhecida pelo grande público, porém, a inovação que esse produto oferece, os resultados diferenciados e sustentável tem tudo para tornar a sua cobertura mais atraente e ecológica.

Agora que sabe mais sobre as vantagens e desvantagens dos materiais, fica muito mais fácil fazer a escolha correta!