Fitec Brasil

4 materiais usados na sinalização viária

As placas de sinalização viária são responsáveis por comunicar as regras de tráfego e outras condutas regulamentadas para o local, seguindo as regras estabelecidas no CTB (Código Brasileiro de Trânsito).

Confira a seguir os diferentes tipos de materiais mais comuns usados nas placas de sinalização trânsito.

1- Placas em Aço galvanizado

As placas de sinalização em aço galvanizado devem seguir a NBR 11.094.

Esse modelo é um dos mais utilizados, mas devido à limitada vida útil do material, que sofre desgastes com as ações das intempéries – como a corrosão (ferrugem) por conta da chuva – esse tipo de material passou a ser substituído por outros materiais.

Outro fator que contribui com a substituição desse material é o seu alto valor comercial, sendo alvo de furtos constantes, gerando prejuízos às sinalizadoras e empresa de engenharia de tráfego.

2- Placas de alumínio e ACM

As placas de sinalização em alumínio e ACM (alumínio composto) devem seguir a NBR 7.823.

Apesar de ser um material mais nobre e caro, ele conta com maior vida útil quando comparado ao aço galvanizado, além de ser mais leve.

Todavia, ele possuí valor comercial ainda mais alto, sendo tornando inviável a sua utilização em algumas ocasiões ou trechos com pouca – ou nenhuma – fiscalização.

3- Placas em Pet reciclado

O pet reciclado é um material ecologicamente correto, porém, índice de aceitação dos órgãos regulamentadores para a utilização desse tipo de material nas placas de sinalização viária ainda é muito baixo.

4- Placas em Fibra de Vidro

As placas em Fibra de Vidro ou em PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro) devem seguir a NBR 13.275, chapas fabricadas em processo de laminação contínua.

Alta resistência a corrosão e intemperismo são algumas das suas características. Além de tudo, as chapas de fibra pesam significativamente menos que todos os outros materiais citados, resultando na redução dos custos com transportes e mão de obra necessária para manuseio e instalação.

Sobretudo, o mercado prevê que esse material será o mais utilizado para a fabricação de placas para sinalização viária, pois as chapas de fibra de vidro não possuem valor comercial, sendo alternativa mais eficiente para minimizar os índices de furtos.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre nossa tecnologia fale com nossos consultores, nós temos uma equipe completa de especialistas para auxiliar no desenvolvimento do seu projeto.